GetVirtual – Virtualization 4 All

My vision what Microsoft Virtualization and Cloud Computing bring to IT World

Snapshots de Máquina Virtual no Windows Server 2008 Hyper-v

Os Snapshots de uma máquina virtual são ficheiros baseados no estado, nos dados do disco e na configuração da máquina virtual num determinado ponto no tempo. Pode-se tirar vários Snapshots de uma máquina virtual, mesmo que a VM esteja online. Em seguida, pode reverter a máquina virtual a qualquer dos Estados anteriores aplicando-se um snapshot à máquina virtual.

Para ter um snapshots, pode utilizar Hyper-V Manager ou Virtual Machine Connection. Todas as outras tarefas que pode executar com Snapshots, como aplicar ou excluir um snapshots ou exibir a lista de todos os Snapshots para uma máquina virtual específica, estão disponíveis através do Hyper-V Manager. Também pode inspeccionar ou editar os ficheiros .avhd, bem como determinar em qual snapshots um ficheiro de .avhd está associado.

NOTA Não edite um disco rígido virtual quando é utilizado por uma máquina virtual com Snapshots.

Considerações sobre Snapshots de máquina virtual

Os Snapshots podem ajudar a aumentar a eficiência em muitas configurações onde pode precisar de recriar diferentes ambientes e reproduzir várias condições nesses ambientes. Alguns exemplos incluem o desenvolvimento de software e teste, serviços de suporte técnico e desenvolvimento de currículos de formação.

Entretanto, o mesmo poder e flexibilidade que torna esses Snapshots, úteis e eficazes em determinadas configurações podem causar consequências indesejadas e potencialmente graves em outras configurações. Estas consequências incluem os riscos inerentes à perda de dados involuntária se os Snapshots não forem geridos apropriadamente. Por exemplo, se editar um disco rígido virtual ligado a uma máquina virtual com Snapshots, poderá ocorrer na perca de informação.

Umas das configurações mais apropriadas para o uso dos Snapshots são no desenvolvimento e teste de actividades, incluindo a utilização da máquina virtual como um servidor de teste para testar as actualizações e hotfixes antes de implantá-los para servidores de produção. Não é nada recomendável utilizar Snapshots em máquinas virtuais que prestam serviços sensíveis no tempo, tais como serviços do Active Directory, ou quando o desempenho ou a disponibilidade de espaço de armazenamento é crítica.

Além disso, deve considerar o seguinte antes de utilizar os Snapshots:

  • Fazer um snapshots reduz o desempenho da máquina virtual, enquanto o snapshots é criado. Não deve usar esses Snapshots em máquinas virtuais que prestam serviços em um ambiente de produção.
  • Não é recomendável o uso Snapshots em máquinas virtuais que estão configuradas com discos rígidos virtuais fixos, isto porque reduzem os benefícios de desempenho que podem de alguma forma adquirir ao utilizar discos rígidos virtuais fixos.
  • Os Snapshots exigem espaço de armazenamento adequados. Os Snapshots são armazenados como ficheiros de .avhd no mesmo local no disco rígido virtual. Vários Snapshots podem rapidamente consumir uma grande quantidade de espaço de armazenamento. Quando usa Hyper-V Manager para excluir um snapshots, o snapshots é removido da árvore do snapshots, mas o ficheiro .avhd não é excluído até desligar a máquina virtual.

    NOTA Não exclua ficheiros .avhd directamente do local de armazenamento.

  • Os Snapshots de uma máquina virtual não são os mesmos como os Snapshots criados pelo VSS (volume sombra Copy Services). Snapshots da máquina virtual podem ser uma maneira útil para criar cópias de segurança temporárias de uma máquina virtual, mas não um substituto para uma solução de backup permanente.

Leave a comment