GetVirtual – Virtualization 4 All

My vision what Microsoft Virtualization and Cloud Computing bring to IT World

Windows Server 2008 R2 Failover Cluster: Cuidados com as redes!

O Failover Clustering do Windows Server 2008 R2 não é exactamente “desorientado” no que diz respeito às redes que ele usa. O que pode ser problemático, especialmente é quando as pessoas estão adquirir novos servidores com muitos e muitos NICs. Principal dica, documentar tudo, e só usar o que realmente precisa. Aqui estão algumas dicas:

  1. Rótulo suas conexões de rede com algo descritivo, como “Parent”, “CSV”, “VM1”, “Live Migration”, “HeartBeat”, ou “iSCSI1”, em vez dos inúteis “Conexão de Área Local 2”. Isso permite que possa acompanhar o que está fazer o quê.
  2. Desabilitar NICs não utilizados. Eles apenas atravancam as coisas em todo o lugar. E podem causar um pesadelo em quando eles são corrigidos em redes DHCP.
  3. Não desactive o IPv6, mesmo se não tem IPv6 na sua rede. MS irá apoiá-lo, mas é recomendado que o IPv6 é deixado ligado a todas as NICs física em nós do cluster.
  4. Desactivar tudo, exceto para o protocolo de switching do Hyper-V nos NICs do host que são utilizados ​​para redes das VMs, uma vez que verificar se estão mapeadas para a rede correctas. Isso é para evitar que o host seja um participante acidental na rede da VM, se a VLAN tem um escopo DHCP. Desta forma também mantém as coisas arrumadas.
  5. Desvincular tudo, excepto para TCP na rede iSCSI (que deve ser uma rede dedicada para iSCSI com switches dedicado). Muitas das vezes habilitar o Jumbo Frames pode ser benéfico na performance.
  6. Desactivar a opção de registo no DNS no NIC a ser utilizado pelo HeartBeat do Cluster

Leave a comment